Investigando enxames abertos


Original Title:

    Investigando enxames abertos

        Keywords:

        demonstrator astronomia estrelas enxames

        Description:

          Como podemos saber como são as estrelas de grande massa? Como podemos estudar o ciclo de vida de uma estrela, uma vez que vai ser de milhões ou milhares de milhões de anos?
          Para responder a estas questões, temos que estudar um grupo coerente de estrelas sob “condições controladas” - ou pelo menos tão controladas quanto o Universo o permita. Os astrónomos observam grupos de estrelas chamados enxames abertos (estrelas relativamente jovens, a maioria nas fases iniciais dos seus ciclos de vida) e enxames globulares (grupos de estrelas muito antigas, contendo muitas que estão nos estágios finais das suas vidas).
          Os enxames abertos são grupos pouco compactos de dezenas ou centenas de estrelas nascidas da mesma nuvem inicial de gases (principalmente hidrogénio) e poeira.
          Os enxames de estrelas são muito úteis uma vez que as estrelas estão todas aproximadamente à mesma distância de nós (embora como agrupamento estejam tipicamente a centenas ou milhares de anos-luz de distância). Observando um grupo de estrelas num enxame, podemos assumir que são todas da mesma idade, feitas do mesmo material, e que estão todas à mesma distância de nós - assim quaisquer diferenças observadas entre elas, no brilho, são realmente causadas por terem massas diferentes (e não por efeito da distância).
          Ao analisar imagens digitais de enxames abertos, os alunos podem investigar o ciclo de vida das estrelas e produzir a sua própria versão do diagrama de Hertzsprung-Russell (H-R), no qual podem identificar estrelas em diferentes estágios das suas vidas. O diagrama H-R é uma ferramenta fundamental em Astronomia, e a produção e análise deste diagrama ensina aos alunos muito sobre medição (usando técnicas conhecidas em Astronomia como fotometria e astrometria) e o ciclo de vida de estrelas de diferentes massas.
          O ensino livresco deste assunto é por inerência limitado e não tem a possibilidade de investigações ativas pelos alunos. Também, a falta de telescópios sofisticados nas escolas torna a observação direta de enxames abertos uma tarefa muito complicada.
          Esta atividade visa preencher estas lacunas e permitir aos alunos a compreensão do ciclo de vida das estrelas.

                  4.25926
                  Average: 4.3 (54 votes)
                  Certified content by Discover the COSMOS (Demonstrator)
                  Material:
                  Please, login or register to view material.

                  Creative Commons License
                  The license of the work Investigando enxames abertos by rdoran
                  permits: reproduction, distribution , adaptation
                  requires: indication of the license governing the work, attribution and to share derivatives with the same license
                  prohibits: commercial use of the work
                  Tags