Um buraco negro escondido no centro da nossa galáxia


Original Title:

    Um buraco negro escondido no centro da nossa galáxia

        Keywords:

        demonstrator astronomia buracos negros sagitarius a via láctea centro da galáxia salsa j kepler

        Description:

          Ensinar o tema do Universo passa por descrever objetos extraordinários que pouco têm a ver com o nosso dia a dia (buracos negros, nebulosas planetárias, estrelas de neutrões, galáxias de diversos tipos, etc.) Aos alunos, abre-se-lhes um mundo novo de fenómenos que não faziam ideia que pudessem existir. Os alunos até podem entusiasmar-se com o assunto, mas o ensinamento tradicional baseado em livros de texto não perfaz as expectativas dos alunos, pois estas são ideias abstratas e teóricas que lhes estão a pedir para aceitar e aprender. Mostram-lhes fotografias incríveis, mas a essência do tema é perdida: como se obtiveram as imagens, o que representam as cores nas imagens? que fenómenos estão a ocorrer? Como sabemos tanto sobre objetos tão distantes? Não é fácil para os professores usarem infraestruturas que lhes permitam explorar o tema de uma forma mais realista – por exemplo, como podem “mostrar” um buraco negro aos alunos?
          Neste assunto em particular, os estudantes têm a ideia que, uma vez que um buraco negro não emite luz, ele não pode ser detetado – então como é que os cientistas inferem a existência de um buraco negro? Também é frequente os alunos pensarem num buraco negro como uma entidade que engole tudo o que está à sua volta – acabam por pensar que o universo todo será engolido por um buraco negro!
          Outro problema educativo comum é o facto de os alunos tenderem a separar os assuntos das Ciências de forma a não associarem a Astronomia com a Física. Acabam por ter dificuldades em aplicar o que aprendem em Mecânica, por exemplo, aos movimentos no céu. Mais, têm dúvidas se as mesmas leis que aplicamos aqui na Terra se aplicam também em situações astronómicas.

                  4.30769
                  Average: 4.3 (52 votes)
                  Certified content by Discover the COSMOS (Demonstrator)
                  Material:
                  Please, login or register to view material.

                  Creative Commons License
                  The license of the work Um buraco negro escondido no centro da nossa galáxia by rdoran
                  permits: reproduction, distribution , adaptation
                  requires: indication of the license governing the work, attribution and to share derivatives with the same license
                  prohibits: commercial use of the work
                  Tags