Celebrar o Céu Noturno


Vivemos num pequenino planeta chamado Terra. Como dizia o visionário Carl Sagan: " ... é aqui o palco das nossas vidas. Todos os seres humanos que já conhecemos, que já existiram ou existirão no futuro próximo viveram e viverão aqui ... ". Em um dos episódios mais bonitos da séria Cosmos, ele profere uma frase que deveria estar na memória de todos os seres humanos, referindo a capacidade de alguns seres humanos em fazer o mal para serem "......... lideres momentâneos de uma fração de um ponto ...... "

Estamos convencidos que a poluição luminosa afasta os seres humanos do seu contato com o Universo. As pessoas esquecem de olhar para os céus, poucos preocupam-se em saber de onde viemos, o que estamos aqui a fazer, e para onde vamos. Que futuro?

Fica aqui o desafio e a ideia de utilizarmos a luta contra a poluição luminosa como ferramenta de partilha e promoção de um renovado interesse dos jovens pensadores. Uma bonita seleção de imagens encontra-se neste portal e algumas ideias para ajudar a recriar o método científico em sala de aula. Juntem-se a este desafio e faça a diferença.

Algumas atividades para inspiração:

Adota uma rua e salva uma estrelinha

Como é que a poluição luminosa afeta as estrelas?

Ver ou não ver, eis a questão...

Auditoria - Iluminação Pública

Stellarium – Relacionar magnitude com poluição luminosa

Algumas imagens inspiradoras de Babak Tafreshi e Miguel Claro

click on image to enlarge