Investigar impactos vindos do espaço


Original Title:

    Investigar impactos vindos do espaço

        Keywords:

        demonstrator astronomia asteroides impacto cometa cratera google earth down to earth simulador

        Description:

          Quando olhamos para a Lua, vemos uma superfície coberta de crateras, evidência de que este astro do Sistema Solar foi bombardeado por outros objetos - mas terá acontecido o mesmo aqui na Terra? Quantas vezes terá a Terra sido atingida, no passado, por detritos espaciais e qual será a possibilidade de voltarmos a ser atingidos, de novo, no futuro? Qual o tipo de objetos que nos podem atingir, e qual será o seu efeito sobre a vida na Terra?

          Para responder a estas questões, precisamos estudar as crateras de impacto conhecidas na Terra, usar simulações para reproduzir estes impactos e investigar o tipo de objetos de impacto que produzem estas crateras.

          Não é exequível viajar até aos locais das crateras de impacto, mas existem muitas ferramentas disponíveis que permitem aos alunos estudá-las dentro da sala de aula. Analisando imagens de satélite de crateras de impacto existentes na Terra, os alunos podem investigar o seu tamanho e fazer comparações com distâncias locais até à escola ou até casa. Usando um simulador de impactos que se encontra online, desenvolvido por cientistas que fazem pesquisa nesta área, podem alterar o tamanho, a velocidade, e a densidade do objeto de impacto, em simultâneo com o ângulo de impacto e outros parâmetros importantes, tentando reproduzir as crateras de impacto que observaram nas imagens.

                  4.24074
                  Average: 4.2 (54 votes)
                  Material:
                  Please, login or register to view material.

                  Creative Commons License
                  The license of the work Investigar impactos vindos do espaço by rdoran
                  permits: reproduction, distribution , adaptation
                  requires: indication of the license governing the work, attribution and to share derivatives with the same license
                  prohibits: commercial use of the work
                  Tags